11 dezembro 2012

0

Corpo estranho linear


Um problema comum e grave na medicina felina são os corpos estranhos lineares. São assim denominados os objetos lineares engolidos por gatinhos. Os mais comuns deles são o fio de lã, tão adorado pelos bichanos, e o fio-dental. O hábito de ingerir coisas que não são alimentos se chama PICA (do latim pega) e é um distúrbio comportamental. Gatos com pica tem mais predisposição de ter complicações por corpos estranhos lineares.

COMO OCORRE?
Gatinhos possuem papilas na língua que os ajudam a empurrar o alimento para dentro da garganta e assim engolir. Quando os gatinhos estão mastigando os fios de lã, ou qualquer outro objeto linear, as papilas impedem que eles retirem o objeto da boca e, portanto acabam engolindo.

COMPLICAÇÕES
O grande problema do corpo estranho linear ocorre quando este fica preso na base da língua enquanto que o resto do fio desce pelo esôfago do gatinho. Nestes casos o fio pode cortar (perfurar) todas as partes do trato gastro-intestinal, desde o esôfago, até o intestino. Estas perfurações causam grande infecção.



SINTOMAS
Os sintomas só aparecem quando o quadro já está bastante avançado. Se o proprietário não viu a ingestão do corpo estranho, fica muito difícil concluir o diagnóstico. Os principais sintomas são vômito e febre, além destes é possível que o gato tenha anorexia, perda de peso, desidratação e mucosas pálidas. Algumas vezes o fio é visível saindo pelo ânus.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito pela história do gato (quando o proprietário viu o gato engolindo o objeto), sintomas e exames de imagem (radiografia e ultrassom). Exames de sangue ajudam a confirmar infecção secundária.

TRATAMENTO
O tratamento é sempre cirúrgico para remoção do fio e sutura das perfurações. Muitas vezes o animal precisa de cuidados intensos no pós-operatório, como internações em unidade de terapia intensiva ou semi-intensiva.
Se o gato for diagnosticado com pica, então o tratamento envolve uma série de fatores, desde mudanças nos hábitos alimentares até mesmo medicações controladas.

PROGNÓSTICO
O prognóstico é de reservado a ruim, dependendo do tempo que o corpo estranho ficou no gatinho.

PREVENÇÃO
A melhor prevenção é evitar que os gatos tenham acesso a esse tipo de objeto. Caso perceba ingestão acidental e/ou veja o fio saindo pelo ânus nunca tente remove-lo. A tração do fio pode piorar os cortes e consequentemente o quadro do animal. A melhor coisa a fazer é leva-lo ao veterinário.

Essas informações têm caráter informativo e não deve ser tomada como forma de diagnóstico. Nunca medique seu gato sem orientação veterinária.

Dra. Laila Massad Ribas

                               

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014