16 novembro 2012

0

Leucemia felina


Leucemia felina é uma doença causada pelo vírus FeLv ( Feline leukemia vírus ) que compromete as defesas imunológicas dos gatos domésticos e felídeos selvagens. Com o vírus o animal fica exposto a doenças infecciosas, lesões na pele, anemias, retardo na cicatrização de feridas e problemas reprodutivos e mais suceptíveis à desenvolver tumores. Geralmente o animal morre com esses sintomas.
Animais infectados têm a vida reduzida, pois a doença não tem cura. Existe uma vacina contra o vírus mas sua eficácia não é comprovada. A infecção se dá através da saliva, urina e fezes de animais infectados, portanto o simples fato de dividir a mesma tigela de água contaminada com outro gato contaminado , é suficiente para infectar um gato sadio.
Gatas prenhas podem transmitir o vírus através da placenta ou do leite para seus filhotes.

Classificação do vírus:
Família Retroviridae
Gênero Gammaretrovírus njnj

Espécie Feline leukemia vírus

Seis passos da infecção pelo FeLv
1: O vírus entra no organismo do gato geralmente pela faringe onde infecta linfócitos B e      macrógrafos que serão filtrados pelos linfonodos e começam a se replicar.




2: O vírus atinge a corrente sanguínea e começa a se replicar.
3: Infecção do sistema linfático.

4: Atuação do vírus sobre o sistema imune.

5:  Infecção da medula óssea. Nesta fase o vírus se replica e infecta linfócitos, neutrófilos e eosinófilos formados na medula.

6: Presença do vírus nas mucosas, nos tecidos epiteliais, nas glândulas salivares e outros órgãos.

A leucemia feline, não é igual a leucemia humana e não é contagiosa para o ser humano, transmitindo-se somente de gato para gato, pela saliva ou pelo sangue. Os gatos vacinados contra a leucemia estão protegidos em 95% dos casos. Castrando um animal, diminui-se a probabilidade de contaminação, já que o animal tende a permanecer mais em casa e não ter contato com outros gatos deixando a chance de se infectar quase nula.
A leucemia felina é uma doença desconhecida por muitos veterinários, que , ao saber como trata-la, recomendam a eutanásia do animal. Inicialmente, essa doença essa doença se manifesta pela perda parcial da defesa imunológica do gato portador. Porém, trata-se de uma doença degenerativa, cuja gravidade vai avançando e diminuindo assim a vida do bichano em alguns anos.Tratamentos podem abrandar os problemas, sobretudo se o gato viver em boas condições, uma vez que devido a baixa imunidade, qualquer pequena doença pode ser altamente perigosa para o animal.
Durante o tempo em que está em estado crítico, o gato necessita de cuidados e boa alimentação, acompanhados por veterinários, do uso do interferon e outros complementos que o ajudem a ter defesas mais fortes.
A leucemia felina "terminal", ocorre quando a doença atinge a medula óssea, anulando totalmente o produção de glóbulos brancos para a sua defesa; quando esta ocorre, o animal começa a ter a sua saúde deterionada rapidamente e passa a sofrer fortes dores, de forma que o eutanásia é a solução.

Gatos que vivem nas ruas são mais suscetíveis a doenças como a Leucemia e a Panleucopenia felina.

Informação e imagem retirada de: Wikipédia


                                                

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar !
Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do Blog !
Obrigada pela visita, volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Meus Gatos minha vida | Todos os direitos reservados ©2014